terça-feira, 2 de agosto de 2011

Conectores - Cespe

Prof.Nilo Mendes

1 - (CESPE-TRE/MG/2009) Até o esqueço. Vicentina disse que quando respondeu ao Soledade já haver perdoado a mãe, ele insistiu: não perdoou, não. Mas, se eu mesma não sei disso, como vou perdoar de novo, se acho que já perdoei, ela falou. “Entregue para sua alma, ela resolve para você”. Como ele
disse, aconteceu. Da última vez que visitei minha mãe, conversei com ela naturalmente, sem nenhum esforço, pela primeira vez em muitos anos.
a) ( ) No trecho “Como ele disse, aconteceu” (l.3-4), a conjunção “como” estabelece uma comparação entre o que foi dito e o que aconteceu.

2 - (CESPE –TRE- MG) “...Fiquei devendo à Vicentina Correias essa pérola. Foi o Soledade que me ensinou, ela disse. Engraçado, foi exatamente o que fiz, não por virtude, mas por fraqueza, quando parei de falar e pensar no dente. Ainda assim deu certo.
b) ( ) No trecho “mas por fraqueza” (l.3), a conjunção “mas”estabelece uma relação de causalidade com a oração que a antecede.

3 - (CESPE - PMDF) “Nossa inteligência não está em um espaço fechado chamado cérebro. Interagimos com o mundo e, utilizando nosso corpo e nosso ser, participamos da nossa cultura...”
( ) O trecho “utilizando nosso corpo e nosso ser” expressa ideia de finalidade.

4 - (CESPE - PMES) “ A boa nova é que a ciência está se movendo para tornar, de fato, a lipoaspiração um método tão invasivo quanto cortar cabelo...”
( ) A preposição “para” pode ser substituída por a fim de, sem que haja prejuízo sintático-semântico ao trecho.

5 - (CESPE - PMES) “Milhares de pessoas, no entanto, são induzidas a pensar que fazer uma lipoaspiração é tão simples quanto ir ao cabeleireiro...”
( ) No treco “Milhares de pessoas, no entanto, são induzidas a pensar (...) ao cabeleireiro” o conector “no entanto” poderia ser substituído pela expressão por conseguinte, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do período.

6 - (CESPE - MRE) Lévi Strauss havia defendido a tese de que o espaço urbano revela as estruturas lógicas latentes de um povo. Haveria, pois, uma razão inscrita no modo de dispor as casas de uma aldeia ou de uma cidade.
( ) No segundo período, o conector “pois” equivale a portanto.

7 - (CESPE - PCES) “ O aumento da cooperação com órgãos internacionais de salvaguarda se evidenciou no número de relatores especiais das Nações Unidas que realizaram visitas ao Brasil nos últimos anos.”
( ) Após a expressão “Nações Unidas”, há uma oração de natureza restritiva.

8 - (CESPE - PCES) “ Ao adotar, em 1996, o PNDH, o Brasil se tornou um dos primeiros países do mundo a cumprir recomendação específica da Conferência Mundial de Direitos Humanos (Viena, 1993), ao atribuir ineditamente aos direitos humanos o status de política pública governamental.”
( ) A substituição de “Ao adotar” por Quando adotou ou Por adotar mantém a correção gramatical do período.
( ) A substituição de “a cumprir” pela estrutura que cumpriu prejudicaria a correção gramatical do período.

9 - (CESPE - F R) “O professor é o gestor e o agente da mudança. E precisa ser reconhecido por sua missão fundamental na construção do país, com salários dignos e valorização profissional por mérito e competência.”
( ) Se a conjunção “E”(l.1) for substituída pela conjunção Portanto, prejudica-se a correção gramatical do período, mas mantém-se a informação original.

10 - (CESPE - CHESF) “ O ideal, segundo recomenda a pirâmide criada pelos médicos de Havard, é manter os alimentos integrais ou feitos a partir de grãos integrais (arroz, pães, massas) na base, ou seja, consumi-los com maior frequência, já que eles são digeridos mais lentamente, o que mantém o organismo saciado por mais tempo.”
( ) Em “já que eles são digeridos mais lentamente, o trecho sublinhado tem o mesmo sentido de embora eles sejam.

11 - ( CESPE - TCE) “Quando os cientistas políticos ensinam que, nas democracias modernas, poder trava poder, aludem a uma forma de pacto social ou controle tácito que permite a governabilidade”
( ) A primeira oração do trecho expressa circunstância de tempo.

12 - “Por muitas eras o lado místico e o científico conviveram sem conflitos na mente humana. Com o excedente econômico trazido pelo desenvolvimento tecnológico, as sociedades primitivas deram-se ao luxo de ter indivíduos dedicados a tarefas específicas. Mesmo depois disso, com as tarefas práticas entregues a certos indivíduos, enquanto outros se dedicavam a rituais e magia, a fé e a razão continuaram como campos complementares da experiência humana.” Veja, ano 42, n.º 6, 14/1/2009, p. 88 (com adaptações).
a) ( ) No trecho “enquanto outros se dedicavam a rituais e magia”, a substituição de “enquanto” por porquanto manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.

13 - (CESPE – SGA/AC) “A sentença determina, entre outras medidas, que as penitenciárias somente acolham presos que residam em um raio de 200 km.Segundo o juiz, as medidas que tomou são previstas pela Lei de Execução Penal e objetivam acabar com a violação dos direitos humanos da população carcerária e “abrir o debate a respeito da regionalização dos presídios”. Ele alega que muitos presos das penitenciárias da região são de famílias pobres da Grande São Paulo, que não dispõem de condições financeiras para visitá-los semanalmente, o que prejudica o trabalho de reeducação e de ressocialização.” Sua sentença foi muito elogiada. Contudo, o governo estadual que irá recorrer ao Tribunal de Justiça, sob a alegação de que, se os estabelecimentos penais não puderem receber mais presos, os juízes das varas de execuções não poderão julgar réus acusados de crimes violentos, como homicídio, latrocínio, seqüestro ou estupro.
a) ( ) Na linha 8,o emprego da conjunção “Contudo” estabelece uma relação de causa e efeito entre as orações

14 - (CESPE – TRE/MG) “Até o esqueço. Vicentina disse que quando respondeu ao Soledade já haver perdoado a mãe, ele insistiu: não perdoou, não. Mas, se eu mesma não sei disso, como vou perdoar de novo, se acho que já perdoei, ela falou. “Entregue para sua alma, ela resolve para você”. Como ele disse, aconteceu. Da última vez que visitei minha mãe, conversei com ela naturalmente, sem nenhum esforço, pela primeira vez em muitos anos. Minha alma perdoou, resolveu o assunto.”
( ) No trecho “Como ele disse, aconteceu” (l.3), a conjunção “como” estabelece uma comparação entre o que foi dito e o que aconteceu.

15 - (CESPE - ANATEL) “Não posso pagar o aluguel da casa. Dr. Gouveia aperta-me com bilhetes de cobrança. Bilhetes inúteis, mas Dr. Gouveia não compreende isso. Há também o homem da luz, o Moisés das prestações, uma promissória de quinhentos mil-réis, já reformulada. E coisas piores, muito piores.”
( ) No trecho “mas Dr. Gouveia não compreende isso” (l.2), a conjunção “mas” estabelece uma relação de finalidade com a idéia que a antecede.

16 - (CESPE-IBAMA/2008) “Na época, Chico Mendes foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional, acusado de “atentado contra a paz, a prosperidade e a harmonia entre as classes sociais”. Preso em diversas ocasiões, só foi definitivamente absolvido em 1.º de março de 1984, quatro anos depois, portanto, de iniciadas as perseguições. De acordo com a conselheira Sueli Bellato, embora o relatório não tenha se aprofundado na questão, foi possível constatar que Chico Mendes também foi torturado enquanto estava sob custódia de policiais federais.
( ) Os termos “portanto” (l.4) e “enquanto” (l.5), estabelecem idênticas relações de sentido.

17 - (CESPE – SERPRO/2008) “O autor de Ensaio sobre a Cegueira e O Evangelho Segundo Jesus Cristo decidiu criar “um espaço para comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto ou aquilo, o que vier a talhe de foice”. Se antes os blogueiros tomaram as estantes e livrarias, em uma invasão organizada dos posts para as páginas, os escritores descobriram que estavam perdendo espaço e procuraram recuperar o tempo perdido. Sucedendo o movimento da rede aos livros, a trajetória agora é dos livros para a rede.”
( ) O desenvolvimento das idéias do texto mostra que, se a condição expressa pela oração iniciada por “Se” (l.38) não se tivesse realizado, os escritores não procurariam “recuperar o tempo perdido” (l.4).

18 - (CESPE – SERPRO/2008) “Cercadas de aparelhos eletrônicos que dominam desde cedo, as crianças da era dos estímulos constantes e simultâneos são capazes de executar três, quatro, cinco atividades ao mesmo tempo — e prestar pelo menos alguma atenção a todas elas. São crianças multitarefa e encaram isso com total naturalidade.”
( ) A organização dos argumentos mostra que o conectivo “e” em “e encaram” (l.4) tem o valor de mas e por essa conjunção poderia ser substituído, sem prejuízo da coerência ou da correção do texto.

19 - (CESPE-MMA/ALFA-2008) “Por ironia, as notícias mais freqüentes produzidas pelas pesquisas científicas relatam não a descoberta de novos seres ou fronteiras marinhas, mas a alarmante escalada das agressões impingidas aos oceanos pela ação humana.”
( ) O termo “mas” (l.2) corresponde a qualquer um dos seguintes: todavia, entretanto, no entanto, conquanto.

20 - (CESPE – TRT 17.ª Região/ES/2009)” A responsabilidade social agrega valor à marca, fortalece os vínculos comerciais e sociais da empresa, gera valor e longevidade aos negócios, além de ser fator de motivação para os empregados. Ao exercer a responsabilidade social, a empresa coloca todos os seus produtos, serviços e recursos financeiros a serviço da comunidade.”
( ) O trecho “Ao exercer a responsabilidade social” expressa a causa do fato apresentado na oração subsequente.

21 - (CESPE-SEPLAG-Professor-2008) ”Este é o momento adequado do resgate do professor como sujeito histórico de transformação, porque se está atravessando uma conjuntura paradoxal: nunca se precisou e pediu tanto do professor e nunca se deu tão pouco a ele, do ponto de vista tanto da formação quanto da remuneração e das condições de trabalho.”
( ) A combinação “tanto (...) quanto” pode ser substituída pela combinação não só (...) mas também, mantendo-se a idéia de adição de informações.

22 - (CESPE-SEPLAG-Professor-2008) ”Este é o momento adequado do resgate do professor como sujeito histórico de transformação, porque se está atravessando uma conjuntura paradoxal: nunca se precisou e pediu tanto do professor e nunca se deu tão pouco a ele, do ponto de vista tanto da formação quanto da remuneração e das condições de trabalho. Todavia, há uma série de sugestões ao profissional do magistério, para que mantenha uma conduta pedagógica transformadora, entre as quais se encontram as abaixo listadas:”
( ) Na linha 5, com o emprego do conector “Todavia”, o autor antecipa que fará uma concessão ao professor, ou seja,apresentará alternativas para a superação do que foi explanado anteriormente.

23 - (CESPE-TCE/TO)”Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro, apenas ladinos,pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora, quitandando.
( ) Na frase “A fuga repetia-se, entretanto.”, manteria a correção gramatical e o sentido original do texto a substituição de “entretanto” por porquanto.

(adaptação) Marque o item correto:
24 - (CESPE-PETROBRÁS) ”O certificado, que foi conquistado pela Unidade de Negócio da Bacia de Campos, atesta o compromisso da PETROBRAS com o desenvolvimento sustentável e sua capacidade de se comunicar adequadamente com seus funcionários, fornecedores, com o poder público e a comunidade. Para ser acreditada, a unidade foi avaliada por meio de uma série de auditorias, desde outubro do ano passado.”
O trecho “Para ser acreditada” estabelece com o restante do período uma relação de:
A tempo.
B causa.
C finalidade.
D comparação.
E conclusão.

25 - (CESPE-MC/2008) “Atualmente, o correio eletrônico — ou e-mail — é o meio de maior adesão utilizado pelos jovens estudantes. Todavia, como não é universal, e ainda está inacessível para muitos, esse canal ocasiona a possível perda do acesso a informações importantes.”
( ) O emprego de “Todavia” (l.2) antecipa que a informação seguinte tem sentido contrário ao da anteriormente formulada.

26 - (CESPE-SGA/2008) “Falara com voz sincera, exaltando a beleza da paisagem e revelando que, se dependesse só dele, passaria o resto da vida ali, morreria na varanda, abraçado à visão do rio e da floresta. Era isso o que mais queria, se Alícia estivesse ao seu lado.”
( ) As orações “se dependesse só dele” e “se Alicia estivesse ao seu lado”estabelecem circunstância de condição em relação às orações às quais se subordinam.

27 - (CESPE-SGA/2008) “Não parecia estar no iate, e sim em sua casa, em Manaus: sentado, pernas e pés juntos, tronco ereto, a cabeça oscilando, como se fizesse um não em câmera lenta.”
( ) A oração “como se fizesse um não em câmera lenta” expressa uma comparação estabelecida pelo narrador.

28 - (CESPE-MS/2008) “De acordo com a diretora-geral da OPAS, a estratégia diferenciada adotada pelo Brasil deve servir como modelo para diversas nações do mundo que ainda não fizeram campanha contra rubéola voltada para adolescentes e adultos, tais como a Rússia, a Índia e a China.”
( ) No trecho “que ainda não fizeram campanha”, o conectivo “que” não está antecedido por vírgula porque introduz oração subordinada adjetiva restritiva.

29 = ( CESPE-TEC.AGR./2009-M) Para o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia, encarregado de propor a nova regra, o álcool combustível produzido a partir da cana-de-açúcar diminui em 72% as emissões de gases que agravam o efeito estufa.
( ) O segmento “que agravam o efeito estufa” (R.8-9) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.

30 - (CESPE – TRE/MA/2009-S) Isso quer dizer, com todas as letras, que estágio não é emprego. É o ponto de partida para qualquer discussão sobre o tema.
( ) A oração “que estágio não é emprego” (R.10-11) completa o sentido do verbo “dizer” (R.10).

31 - (Cespe/Ag.Pol.Fed./2009-s) “A visão do sujeito indivíduo — indivisível — pressupõe um caráter singular, único, racional e pensante em cada um de nós. Mas não há como pensar que existimos previamente a nossas relações sociais: nós nos fazemos em teias e tensões relacionais que conformarão nossas capacidades, de acordo com a sociedade em que vivemos.”
( ) Ao ligar dois períodos sintáticos, o conectivo “Mas” (R.3) introduz a oposição entre a ideia de um sujeito único e indivisível e a ideia de um sujeito moldado por teias de relações sociais.

32 - (CESPE/UERNE/T.A/2010-M) É uma política questionada nas negociações multilaterais, não apenas pelo lado filosófico, conceitual, mas porque há casos específicos que ferem claramente as regras vigentes e acordadas na Organização Mundial do Comércio, cuja existência, importantíssima para o fortalecimento do comércio internacional, se deve muito aos EUA.O Globo, 10/3/2010, (com adaptações).
O segmento “cuja existência” (R.24-25) refere-se ao antecedente
(A) “política questionada” (R.21).
(B) “negociações multilaterais” (R.21).
(C) ”lado filosófico” (R.22).
(D) “casos específicos” (R.22-23).
(E) “Organização Mundial do Comércio” (R.24).

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