Acento
Gráfico
1- (CESPE–ANATEL/2006-M) “Em terceiro
lugar, vêm os adúlteros. Só agora eles têm a possibilidade de receber ligações
de seu parceiro secreto sem que membros da família, secretárias ou colegas mal
intencionados possam interceptar o telefonema.”
(
) Nas formas verbais “vêm” e “têm”, ambas na
linha (01), foi aplicada a mesma regra de acentuação gráfica.
2- (CESPE – T.F./2006-M) – Sem texto:
( )
As palavras “plástico”, “sintético”, séculos” recebem acento gráfico com base
na mesma regra
3- (CESPE – PMDF/2006-M) – Sem texto:
(
) Os termos “freqüência”, “resistência”, “distensões” e “ósseos” recebem
acento gráfico porque seguem a mesma
regra de acentuação.
4- (CESPE – MRE/2006-M) – Sem texto:
( ) Os vocábulos “minoritário” e “experiência” seguem a mesma regra de
acentuação gráfica.
5- (CESPE – MPE/2006-M) “...Quem quiser
que chame o médico, polícia não bota a mão...”
(
) No texto, as palavras “médico” e “policia”
são nomes que fazem referência a pessoas que exercem uma determinada profissão, mas, se essas palavras não forem
acentuadas, passarão a ser formas verbais que indicam ações praticadas por
esses profissionais no exercício do seu trabalho: medico e policia.
6- (CESPE – PCES/2006-M) Sem texto:
(
) As palavras “possível” e “ótica” são
acentuadas com base na mesma justificativa gramatical.
7-( CESPE – PCES/2006-M) Sem texto:
( ) As
palavras “política”, “pública”, “ênfase”, “econômicos”e “Câmara” são acentuadas
com base na mesma justificativa gramatical.
8- (CESPE – CODEBA/2006-M) Sem texto:
( ) A
posição da sílaba tônica é a mesma nas palavras “aí”, “também”, e “país”, ou
seja, são todas oxítonas.
9- (CESPE – CODEBA/2006-M) Sem texto:
( ) A
correta separação das sílabas das palavras “atrapalhado”, “assaltante” e
“diariamente” e a seguinte: A-TRA-PA-LHA-DO/ AS-SAL-TAN-TE/ DI-A-RI-A-MEN-TE.
10 – (CESPE – CHESF/2006~M) Sem texto
( ) As
palavras “proteínas”, “laticínios”, “cálcio”, “diárias” e “triglicérides”
acentuam-se graficamente segundo a mesma regra de acentuação.
11 – (CESPE – TJRR/2006-M) Assinale a opção em que as
palavras apresentadas são acentuadas com base em diferentes regras gramaticais:
a) ( )
“preparatória”e “judiciário”
b) ( ) “cúpula”,
“ética”
c) ( ) “código” e
“eletrônica”
d) ( )
“países”, “critério”
12- (CESPE – TJPA/2006-M) Em língua portuguesa, muitas
vezes, a acentuação gráfica, além de marcar a sílaba tônica do vocábulo, serve
também para distingui-lo de outro vocábulo da língua. Assinale a opção em que a
retirada do acento não resulta em outra palavra, de classificação gramatical
igual ou diferente.
a) ( ) evidência
b) ( ) história
c) ( )
desaparecerá
d) ( ) consciência
13- (CESPE-SEMUS/2007-M) Sem texto:
( ) As
palavras “só”, “lá”, e “está” não têm o mesmo número de sílabas, mas são
classificadas como oxítonas quanto ao acento tônico.
14- (CESPE – PMRB/2007~M) “Chico Mendes hoje é considerado
um ícone de luta em defesa da Amazônia. Embora não tenha tido nenhuma educação
formal...Chico Mendes conheceu muito bem o valor da terra amazônica”
( ) O
acento da palavra “Amazônica” justifica-se porque todas as paroxítonas
terminadas em “a” devem receber acento gráfico.
15 – (CESPE –
CBMDF/2007-M) Sem texto:
( ) Os termos “competência”, “círculo”,
“mínimo” e “máximo” acentuam-se graficamente porque termina em vogal átono.
16 – (CESPE – SEAD/2008-M) Sem texto:
( ) As
palavras “Tamuataí”, “Uruará”, e “Guarujá” são acentuadas de acordo com a mesma
regra de acentuação.
17- (CESPE
–ANA/2006-M) “Sem texto”
( ) Grafam-se como “discuti-lo” as seguintes
formas pronominais de verbos da terceira conjugação: persegui-lo, instrui-lo,
destrui-lo
18
- (CESPE-SEPLAG-Professor/2008-M) “Sem texto”
( ) Nas palavras “histórico”, “pedagógica” e
“didático”, foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica.
19
- (CESPE-TEM/2008-M) “O fulcro da questão é que ou garantimos os direitos sociais a todos os trabalhadores,
em todas as posições na ocupação — assalariados, estatutários, cooperantes,
avulsos, terceirizados etc. — ou será cada vez mais difícil garanti-los para
uma minoria cada vez menor de trabalhadores que hoje têm o status de empregados
regulares.”
( ) O acento na forma verbal “têm” (l.3) justifica-se
porque o autor do texto se refere a todos os trabalhadores brasileiros.
20 - (CESPE-TEM/2008-M) “O
fulcro da questão é que ou garantimos os
direitos sociais a todos os trabalhadores, em todas as posições na ocupação —
assalariados, estatutários, cooperantes, avulsos, terceirizados etc. — ou será
cada vez mais difícil garanti-los para uma minoria cada vez menor de
trabalhadores que hoje têm o status de empregados regulares.”
( ) O acento na forma verbal “têm”
justifica-se porque o autor do texto se refere a todos os trabalhadores
brasileiros.
21 - (CESPE – TRE/MA/2009-S)
Promulgada em setembro de 2008, a nova Lei do Estágio ainda provoca dúvidas
entre empresários e estudantes.
( )
Caso fosse eliminado o acento da palavra “dúvidas”, o texto ficaria incoerente,
pois a forma resultante corresponderia a palavra pertencente a outra classe
gramatical.
22-
(CESPE/ANATEL/2006-M) “Em terceiro lugar, vêm os adúlteros. Só agora eles têm a
possibilidade de receber ligações de seu parceiro secreto sem que membros da
família, secretárias ou colegas mal intencionados possam interceptar o
telefonema.”
( ) Nas formas verbais “vêm” e “têm”, ambas na
linha (01), foi aplicada a mesma regra de acentuação gráfica.
23- (CESPE /PMDF/2006-M) – Sem texto:
( )
Os termos “frequência”, “resistência”, “distensões” e “ósseos” recebem acento
gráfico porque seguem a mesma regra de
acentuação.
24 –
(CESPE/TJRR/2006-M) Assinale a opção em que as palavras apresentadas são
acentuadas com base em diferentes regras gramaticais:
a)
( ) “preparatória”e “judiciário”
b)
( ) “cúpula”, “ética”
c)
( ) “código” e “eletrônica”
d)
( )
“países”, “critério”
25 - (CESPE/TRE/MA/2009-S)
Promulgada em setembro de 2008, a nova Lei do Estágio ainda provoca dúvidas
entre empresários e estudantes. Fruto de um longo debate, seu maior objetivo,
segundo o ministro do trabalho, Carlos Lupi, era: “Proporcionar a milhões de
jovens estudantes brasileiros os instrumentos que facilitem sua passagem do
ambiente escolar para o mundo do trabalho”.
( )
Caso fosse eliminado o acento da palavra “dúvidas”, o texto ficaria incoerente,
pois a forma
resultante
corresponderia a palavra pertencente a outra classe gramatical.
26 - (CESPE/UERNE/T.A/2010-M)
“sem texto”
( ) A palavra “técnica” recebe acento gráfico
pelo mesma razão que o vocábulo saúde”.
27 - (CESPE/FUB/2011-M) Pela
estreita peneira do programa só passam os realmente capazes. Para se ter uma
ideia, apenas os alunos de ótimo boletim têm direito à inscrição e, ainda
assim, 85% deles ficam de fora.
( ) Em razão do contexto, o acento gráfico empregado
na forma verbal “têm” é obrigatório.
28 - (CESPE/CBM/2011-S)
( ) Atende ao rigor gramatical a seguinte
divisão silábica do vocábulo “ansiolíticos” (R.11): an-si-o-lí-ti-cos.
29 - (CESPE/SESASES/2011-S)
O problema é que, há pelo menos 15 anos, 16 pesquisadores do mundo todo têm-se
empenhado na tarefa e ainda não conseguiram colocar no mercado uma vacina.
( ) As palavras “critérios” e “distúrbio” são
acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
30 - (CESPE/FUB/2011-S) Descobertas
como essa vêm motivando outros cientistas e pensadores a discutirem o assunto
amplamente.
( )
Na linha 26, a forma verbal “vêm” concorda com o termo “Descobertas” e estaria
igualmente correta se fosse grafada sem o acento circunflexo, dada a
possibilidade, nesse caso, de concordância verbal com o termo mais próximo, o
pronome “essa”.
31 - (CESPE/TRE/ES/2011-M)
Em todo o país, os setores da construção civil e os serviços contribuíram para
o aumento da riqueza.
( ) Em “contribuíram”, o emprego do acento
gráfico justifica-se pela presença de ditongo em sílaba tônica.
14-(Cespe/TJ/RR/2012-M) Sem
texto.
( )
Os vocábulos “jurídicas”, “econômicas” e “físico” recebem acento gráfico com base em regras
gramaticais diferentes
32 – (CESPE- TCE/TO/2009 ) “Sem texto”
( ) Obedecem à mesma regra de acentuação
gráfica os vocábulos “também”, “Moisés” e “só”
33 - (CESPE – TRE/MA/2009-S) Sem texto:
( ) A As palavras “Estágio”, “diária” e “após”
são graficamente acentuadas devido à mesma regra.
22
- (CESPE – TRE/MA/2009-S) Promulgada em setembro de 2008, a nova Lei do Estágio
ainda provoca dúvidas entre empresários e estudantes. Fruto de um longo debate,
seu maior objetivo, segundo o ministro do trabalho, Carlos Lupi, era:
“Proporcionar a milhões de jovens estudantes brasileiros os instrumentos que
facilitem sua passagem do ambiente escolar para o mundo do trabalho”.
( ) Caso fosse eliminado o acento da palavra
“dúvidas” (R.2), o texto ficaria incoerente, pois a forma resultante
corresponderia a palavra pertencente a outra classe gramatical.
34 - (CESPE/MPE/2012-S) Sem texto
(
) De acordo com a ortografia oficial vigente,
o vocábulo “órgãos” (R.20) segue a mesma regra de acentuação que o vocábulo
“últimos” (R.12).
35-(CESPEIBAMA/2012-S)
Sem texto As palavras “pó”, “só” e “céu” são acentuadas de acordo com
a
mesma regra de acentuação gráfica.
CESGRANRIO,
FUNRIO, ESAF, FUNIVERSA
1 -
(CESGRANRIO-ADM./2008-S) As palavras que se acentuam pela mesma regra de
“prévia” e “até”, respectivamente, são
(A)
raízes e só.
(B)
inútil e baú.
(C)
infindáveis e você.
(D)
idéia e sofá.
(E)
hífen e saída.
2 - (CESGRANRIO) A ausência do sinal gráfico de acentuação cria
outro sentido para a palavra:
(A) trânsito.
(B) características.
(C) inevitável.
(D) infrutíferas.
(E) anônimas.
3 -
(FUNRIO-ADM/2008-S) O vocábulo do texto I, cuja acentuação gráfica se justifica
pela mesma regra de “ilícitas”, é
A)
após.
B)
camelôs.
C)
século.
D)
também.
E)
já.
4 -
(FUNRIO-AUX.ODONT./2008-M) O vocábulo cuja acentuação gráfica se justifica
segundo a mesma regra observada na palavra “cárcere” é:
A)
disponível.
B)
até.
C)
estatísticas.
D)
prevê.
E)
mantém.
5 -
(FUNRIO-TEC.INF./2008-M) As palavras proparoxítonas, isto é, as que têm a
antepenúltima sílaba tônica, como é o caso de “pássaro”, são acentuadas. Em
qual das alternativas abaixo encontramos uma proparoxítona?
A)
Distraído
B)
Alguém
C)
Remotas
D)
Melódica
E)
Seleção
6 -
(FUNRIO-MÉDICO/2008-S) “... muitas daquelas que têm filhas...”
O
verbo que na terceira pessoa do plural do Presente do Indicativo se conjuga
como o verbo “ter” é
A)
vir.
B)
crer.
C)
ler.
D)
partir.
E)
ver.
7 -
(FUNRIO-AG.ADM./2008-M) O vocábulo do texto cuja acentuação gráfica se
justifica segundo a mesma regra observada na palavra “públicos” é
A)
vítima.
B)
açúcar.
C)
jatobá.
D)
atrás.
E)
transformá-lo.
8 -
(FUNRIO-AG.PEN./2009-M) Qual a única série de palavras que contém dígrafos
consonantais?
A)
através – problemas – crateras –
caboclos.
B)
ternura – caspa – resultado – êxtase.
C)
tampas – ventania – sintoma – fundação.
D)
hálito – hélice – hino – humilde.
E)
farrista – aquecido – exceto –
milharal.
9 - (FUNRIO-PEDIATRA/2008-S) A
acentuação do vocábulo “últimos” no fragmento “Um amigo contou-me dos últimos
dias do seu pai, já bem velho...”
justifica-se
pela mesma regra segundo a qual é acentuada a palavra
A)
inútil.
B)
heróico.
C)
possível.
D)
ética.
E)
também.
Se,
no fragmento “As teias têm várias utilidades para as aranhas”, se fizesse
referência a apenas uma teia, então a frase teria de ser escrita assim:
A)
A teia tem várias utilidades para as aranhas.
B)
A teia têm várias utilidades para as aranhas.
C)
As teias têm vária utilidade para as aranhas.
D)
As teias tem várias utilidades para as aranhas.
E)
As teia têm várias utilidades para as aranhas.
10
- (FUNRIO-VIG./2008-F) Marque a alternativa que apresenta um termo acentuado
graficamente pela mesma razão que se acentua a palavra - está
A) móvel.
B)
órgãos.
C)
substância.
D)
várias.
E)
você.
11
- (FUNRIO-TOPOGRAFO/2008-M) O vocábulo do texto cuja acentuação gráfica se
justifica segundo a mesma regra observada na palavra “dionisíacos” é:
A)
país
B)
Pelé
C)
hábil
D)
trópicos
E)
contribuído
12 - (FUNIVERSA/PC/2009-S) Assinale a alternativa em que a
acentuação das palavras relacionadas pode ser justificada com base na mesma
regra.
(A) “fé”, “país”,
“também”, “é”, “constrói”.
(B) “ciência”, “Daí”,
“ignorância”, “consciência”.
(C) “ciência”,
“ignorância”, “consciência”, “práxis”.
(D) “fé”, “também”,
“Daí”, “constrói”.
(E) “científico”,
“inúmeros”, “espíritos”, “construírem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário