terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ponto Extra - Acentuação Gráfica - No caderno até dia 15/03 - Valor 0,5 pt.

1- (CESPE/SEMUS/2007-M) Sem texto:
( ) As palavras “só”, “lá”, e “está” não têm o mesmo número de sílabas, mas são classificadas como oxítonas quanto ao acento tônico.

2- (CESPE/PMRB/2007~M) “Chico Mendes hoje é considerado um ícone de luta em defesa da Amazônia. Embora não tenha tido nenhuma educação formal...Chico Mendes conheceu muito bem o valor da terra amazônica”
( ) O acento da palavra “Amazônica” justifica-se porque todas as paroxítonas terminadas em “a” devem receber acento gráfico.

3 – (CESPE/CBMDF/2007-M) Sem texto:
( ) Os termos “competência”, “círculo”, “mínimo” e “máximo” acentuam-se graficamente porque termina em vogal átono.

4 – (CESPE/SEAD/2008-M) Sem texto:
( ) As palavras “Tamuataí”, “Uruará”, e “Guarujá” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação.

5- (CESPE/ANA/2006-M) “Sem texto”
( ) Grafam-se como “discuti-lo” as seguintes formas pronominais de verbos da terceira conjugação: persegui-lo, instrui-lo, destrui-lo

6 - (CESPE/SEPLAG-Professor/2008-M) “Sem texto”
( ) Nas palavras “histórico”, “pedagógica” e “didático”, foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica.

7 - (CESPE/TEM/2008-M) “O fulcro da questão é que ou garantimos os direitos sociais a todos os trabalhadores, em todas as posições na ocupação — assalariados, estatutários, cooperantes, avulsos, terceirizados etc. — ou será cada vez mais difícil garanti-los para uma minoria cada vez menor de trabalhadores que hoje têm o status de empregados regulares.”
( ) O acento na forma verbal “têm” (l.3) justifica-se porque o autor do texto se refere a todos os trabalhadores brasileiros.

8 – (CESPE/TCE/TO/2009 ) “Sem texto”
( ) Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos “também”, “Moisés” e “só”

9 - (CESPE/TRE/MA/2009-S) Sem texto:
( ) A As palavras “Estágio”, “diária” e “após” são graficamente acentuadas devido à mesma regra.

10 - (CESPE/TRE/MA/2009-S) Promulgada em setembro de 2008, a nova Lei do Estágio ainda provoca dúvidas entre empresários e estudantes. Fruto de um longo debate, seu maior objetivo, segundo o ministro do trabalho, Carlos Lupi, era: “Proporcionar a milhões de jovens estudantes brasileiros os instrumentos que facilitem sua passagem do ambiente escolar para o mundo do trabalho”.
( ) Caso fosse eliminado o acento da palavra “dúvidas” (R.2), o texto ficaria incoerente, pois a forma
resultante corresponderia a palavra pertencente a outra classe gramatical.

11 - (CESPE/UERNE/T.A/2010-M) “sem texto”
( ) A palavra “técnica” recebe acento gráfico pelo mesma razão que o vocábulo saúde”.

12 - (CESPE/FUB/2011-M) Pela estreita peneira do programa só passam os realmente capazes. Para se ter uma ideia, apenas os alunos de ótimo boletim têm direito à inscrição e, ainda assim, 85% deles ficam de fora.
( ) Em razão do contexto, o acento gráfico empregado na forma verbal “têm” (R.19) é obrigatório.

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