quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dependência do Primeiro Ano - 2010

Alunos de dependência, respondam às questões abaixo como parte da nota .

A partir da leitura e análise dos fragmentos dos textos, julgue os itens em (V) ou (F):

CESPE Acentuação Gráfica

1- (CESPE–ANATEL) “Em terceiro lugar, vêm os adúlteros. Só agora eles têm a possibilidade de receber ligações de seu parceiro secreto sem que membros da família, secretárias ou colegas mal intencionados possam interceptar o telefonema.”
( ) Nas formas verbais “vêm” e “têm”, ambas na linha (01), foi aplicada a mesma regra de acentuação gráfica.

2- (CESPE – Tec. Fisc.) – Sem texto:
( ) As palavras “plástico”, “sintético”, séculos” recebem acento gráfico com base na mesma regra

3- (CESPE – PM/DF) – Sem texto:
( ) Os termos “freqüência”, “resistência”, “distensões” e “ósseos” recebem acento gráfico porque seguem a mesma regra de acentuação.

4- (CESPE – MRE) – Sem texto:
( ) Os vocábulos “minoritário” e “experiência” seguem a mesma regra de acentuação gráfica.

5- (CESPE - MPE) “...Quem quiser que chame o médico, polícia não bota a mão...”
( ) No texto, as palavras “médico” e “policial” são nomes que fazem referência a pessoas que exercem uma determinada profissão, mas, se essas palavras não forem acentuadas, passarão a ser formas verbais que indicam ações praticadas por esses profissionais no exercício do seu trabalho: medico e policia.

6- (CESPE – PCES) Sem texto:
( ) As palavras “possível” e “ótica” são acentuadas com base na mesma justificativa gramatical.

7-( CESPE – PCES) Sem texto:
( ) As palavras “política”, “pública”, “ênfase”, “econômicos”e “Câmara” são acentuadas com base na mesma justificativa gramatical.

8- (CESPE – CODEBA) Sem texto:
( ) A posição da sílaba tônica é a mesma nas palavras “aí”, “também”, e “país”, ou seja, são todas oxítonas.

9- (CESPE – CODEBA) Sem texto:
( ) A correta separação das sílabas das palavras “atrapalhado”, “assaltante” e “diariamente” e a seguinte: A-TRA-PA-LHA-DO/ AS-SAL-TAN-TE/ DI-A-RI-A-MEM-TE.

10 – (CESPE – CHESF) Sem texto
( ) As palavras “proteínas”, “laticínios”, “cálcio”, “diárias” e “triglicérides” acentuam-se graficamente segundo a mesma regra de acentuação.

11 – (CESPE – TJRR) Assinale a opção em que as palavras apresentadas são acentuadas com base em diferentes regras gramaticais:
a) ( ) “preparatória”e “judiciário”
b) ( ) “cúpula”, “ética”
c) ( ) “código” e “eletrônica”
d) ( ) “países”, “critério”

12- (CESPE – TJPA) Em língua portuguesa, muitas vezes, a acentuação gráfica, além de marcar a sílaba tônica do vocábulo, serve também para distingui-lo de outro vocábulo da língua. Assinale a opção em que a retirada do acento não resulta em outra palavra, de classificação gramatical igual ou diferente.
a) ( ) evidência
b) ( ) história
c) ( ) desaparecerá
d) ( ) consciência

13- (CESPE-SEMUS) Sem texto:
( ) As palavras “só”, “lá”, e “está” não têm o mesmo número de sílabas, mas são classificadas como oxítonas quanto ao acento tônico.

14- (CESPE - PMRB) “Chico Mendes hoje é considerado um ícone de luta em defesa da Amazônia. Embora não tenha tido nenhuma educação formal...Chico Mendes conheceu muito bem o valor da terra amazônica”
( ) O acento da palavra “Amazônica” justifica-se porque todas as paroxítonas terminadas em “a” devem receber acento gráfico.

15 – (CESPE – CBMDF) Sem texto:
( ) Os termos “competência”, “círculo”, “mínimo” e “máximo” acentuam-se graficamente porque termina em vogal átono.

16 – (CESPE – SEAD) Sem texto:
( ) As palavras “Tamuataí”, “Uruará”, e “Guarujá” são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação.

17- (CESPE –ANA) “Sem texto”
( ) Grafam-se como “discuti-lo” as seguintes formas pronominais de verbos da terceira conjugação: persegui-lo, instrui-lo, destrui-lo

18 - (CESPE-SEPLAG-Professor-2008) “Sem texto”
( ) Nas palavras “histórico”, “pedagógica” e “didático”, foi empregada a mesma regra de acentuação gráfica.

19 - (CESPE-TEM/2008) “O fulcro da questão é que ou garantimos os direitos sociais a todos os trabalhadores, em todas as posições na ocupação — assalariados, estatutários, cooperantes, avulsos, terceirizados etc. — ou será cada vez mais difícil garanti-los para uma minoria cada vez menor de trabalhadores que hoje têm o status de empregados regulares.”
( ) O acento na forma verbal “têm” (l.3) justifica-se porque o autor do texto se refere a todos os trabalhadores brasileiros.

20 – (CESPE- TCE/TO/2009 ) “Sem texto”
( ) Obedecem à mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos “também”, “Moisés” e “só”

Morfologia e Morfossintaxe

1- (CESPE – TRT/ES) “E não está sozinho. “A calvície atinge 50% da população masculina”, diz o dermatologista Ademir Carvalho Leite Jr. Se tanta companhia não vale como consolo, a vantagem de ter muita gente sofrendo com o problema é que isso estimula as pesquisas científicas. Há equipes estudando o uso de células-tronco para tratamento da calvície”, conta Leite Jr. Também já foi descoberto que são oito os pares de genes envolvidos no crescimento dos cabelos, segundo ele, o que abre possibilidades à pesquisa genética.”
( ) O sentido do verbo “ter” (l.2) equivale semanticamente, no texto, ao sentido da forma verbal ‘Há’ (l.3).

2- (CESPE – ANATEL) “Todos os indivíduos têm o dever de participar da vida social, procurando exercer influência sobre as decisões de interesse comum. Esse dever tem, sobretudo, dois fundamentos: em primeiro lugar, a vida social, necessidade básica dos seres humanos, é uma constante troca de bens e de serviços, não havendo uma só pessoa que não receba alguma coisa de outras; em segundo lugar, se muitos ficarem em atitude passiva, deixando as decisões para outros, um pequeno grupo, mais atuante ou mais audacioso, acabará dominando, sem resistência e limitações.”
( ) A inserção de que é imediatamente antes da palavra “necessidade” (l.3) alteraria as relações sintáticas do período, mas preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.

3- (CESPE – AUGE/2009) “Para Vygotsky, a base do funcionamento psicológico tipicamente humano é cultural, portanto, histórica. Os elementos mediadores na relação entre o homem e o mundo — instrumentos, signos e todos os elementos do ambiente humano carregados de significado cultural — são construídos nas relações entre os homens. Os sistemas simbólicos e, particularmente, a língua, exercem um papel fundamental na comunicação entre os sujeitos e no estabelecimento de significados compartilhados que permitem interpretações dos objetos, eventos e situações do mundo real. O surgimento da atividade verbal e da língua como sistema de signos é crucial no desenvolvimento da espécie humana, momento mesmo em que o biológico se transforma no histórico e em que emerge a centralidade da mediação simbólica na constituição do psiquismo humano. É o trabalho que, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, une homem e natureza e cria a cultura e a história humanas.”
Marta Kohl de Oliveira. História, consciência e educação. Coleção Memória da Pedagogia, n.º 2. 2005. Viver mente&cérebro – especial Vygotsky, p. 9-10 (com adaptações).

Preservam-se a correção gramatical e a coerência entre os argumentos caso se suprima o elemento sublinhado no trecho
A ( ) “a centralidade da mediação simbólica na constituição do psiquismo humano” .
B ( ) “Os elementos mediadores na relação entre o homem e o mundo” .
C ( ) “são construídos nas relações entre os homens” .
D ( ) “exercem um papel fundamental na comunicação entre os sujeitos e no estabelecimento de significados.”
E ( ) “sistema de signos é crucial no desenvolvimento”.

4 - (CESPE – SERPRO/2008) “Certamente, o hipertexto exige do seu usuário muito mais que a mera decodificação das palavras que flutuam sobre a realidade imediata.”
( ) Seria mantida a correção gramatical caso o elemento do fosse inserido entre “mais” e “que”, na linha 1

5 - (CESPE-ANATEL/2009) ”O real não é constituído por coisas”.
( ) Tanto o emprego da preposição “por” (l.1) quanto, em lugar desta o da preposição de atendem às regras gramaticais, mas a preposição usada no texto realça a ideia de passividade na oração.

6 - (CESPE-ANATEL/2009) ”O real não é constituído por coisas. Nossa experiência direta e imediata da realidade leva-nos a imaginar que o real é feito de coisas (sejam elas naturais ou humanas)...”
( ) Preservam-se as relações de coerência e a correção gramatical do texto ao se inserir a preposição de logo depois da forma verbal “imaginar” (l.1), escrevendo-se: (...) imaginar de que o real (...).

7 - (CESPE-ANATEL/2009)”A unidade de um ser é de seu sentido, o que faz com que aquilo que chamamos coisa seja sempre um campo significativo.”
( ) Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se retirar o trecho “com que” (l.1) da oração em que ocorre.

8 - (CESPE-INPE/2009)”O bom cientista, no sentido humano da palavra, deve ser aquele que também indaga sobre os fins a que se destinam suas pesquisas.”
( ) Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto ao se retirar a preposição do termo “fins a que se destinam” (l.2).

9 - (CESPE-MMA/ALFA-2008) “...uma liberdade de escolha com que ele não contava em experiências anteriores de uso do álcool como combustível automotivo.”
( ) A substituição de “com que” (l.1) por com a qual prejudica a correção gramatical do período.

10 - (CESPE-MMA/ALFA-2008)”O alívio dos que, tendo a intenção de viver irregularmente na Espanha, conseguem passar pelo controle de imigração do Aeroporto Internacional de Barajas não dura muito tempo.”
( ) No trecho “alívio dos que” (l.1), a substituição de “dos” por daqueles prejudica a correção gramatical do período.

11 - (CESPE-PETROBRAS) “A PETROBRAS tem presença relevante na sociedade argentina por meio de ações de responsabilidade social e ambiental, como o patrocínio e apoio a projetos sociais, culturais e esportivos. São algumas dessas ações: planos de ação nas comunidades, cujo objetivo é o trabalho conjunto da empresa com comunidades para o desenvolvimento de ações locais integradas; campanhas beneficentes; patrocínio do time do River Plate, entre outras.”Internet: .
( ) A substituição de “cujo” por o qual mantém a correção gramatical do período.

12 - (CESPE-IBAMA/2008) “E ela veio na quarta-feira 10, no palco do Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, na forma de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. Antes, porém, realizou-se uma sessão de julgamento da Comissão de Anistia, cujo resultado foi o reconhecimento, por unanimidade, da perseguição política sofrida por Chico Mendes no início dos anos 80 do século passado. A viúva do líder seringueiro, Izalmar Gadelha Mendes, vai receber uma pensão vitalícia de 3 mil reais mensais, além de indenização de 337,8 mil reais.”
( ) Na linha 3, o vocábulo “cujo” estabelece relação sintáticosemântica entre os termos “resultado” e “Comissão de Anistia”.

13 - (CESPE-ME/2008) “Nessa época, já era um dos melhores nadadores dos EUA em sua faixa de idade. Seu técnico, Bob Bowman, previu que ele bateria recordes mundiais dali a 12 anos, nos Jogos Olímpicos de 2008.”
( ) Em lugar da expressão “dali a 12 anos” (l.2), estaria igualmente correta a grafia dali há 12 anos.

CESPE Período Simples

1 – (CESPE – PRODEST/2006) “ O “caso Pedrinho” (o garoto seqüestrado de uma família de classe média, em uma maternidade em Brasília), por exemplo, poderia ter passado despercebido por todos.”
( ) No início do parágrafo, a expressão entre parênteses é um aposto.
( ) O termo “Pedrinho” é o sujeito sintático de “poderia ter passado despercebido por todos.”

2 – (CESPE – PMP)“Para o escritor digno desse belo nome, o ofício literário se cumpre num ritual inflexível.
( ) A palavra “literário” completa o sentido de “ofício” , assim como “inflexível” completa o sentido de “ritual”.

3 – (CESPE – PML/SP)“O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna.”
( ) As expressões “os custos” e “ a sanha” têm funções sintáticas diferentes.

4 – (CESPE – FR/SE) “ Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável é necessário o fortalecimento do capital social do país. É esse capital que ajuda a manter a coesão social, o que leva a uma sociedade mais aberta e democrática. Reflete também o grau de confiança existente entre os diversos atores sociais que formam as comunidades e a sua capacidade de estabelecer relações de cooperação e associação em torno dos interesses comuns...”
( ) A forma verbal “Reflete” tem como sujeito elíptico “esse capital”.

5 – (CESPE – CODEBA) “ Tenho uma pequena força, o suficiente para garantir o pão nosso de cada dia, e mesmo alguma manteiga, o que não é pouco, neste país em que muita gente morre de fome”
( ) A expressão “ pequena força” é o sujeito de “o que não é pouco”.

6 – (CESPE – TCE/AC) “Quando os cientistas políticos ensinam que, nas democracias modernas, pode travar, aludem a uma forma de pacto social ou controle tácito que permite a governabilidade.”
( ) A primeira oração do trecho expressa circunstância de tempo.
( ) A forma verbal “aludem” concorda com o sujeito da oração: “democracias modernas”.
( ) A palavra “que”, nas duas ocorrências em que aparece no trecho, exerce a função sintática de sujeito.

7 – (CESPE – SGA/SESACRE) “...Nos casos em que não se constata uma urgência maior, o profissional encaminha a pessoa a uma unidade de saúde.”
( ) O sujeito de “define” é “ a pessoa”.

8- (CESPE – PMV) “ Um episódio igualmente ilustrativo foi-me narrado pelo Dr. Ronaldo Tourne, antigo colega de ginásio. Disse-me ele que havia desenvolvido e montado, por conta própria, no hospital em que trabalha em Juiz de Fora, uma biblioteca para os internados.”
( ) A palavra “biblioteca” é um substantivo coletivo com função de objeto direto.

9 - (CESPE – PMV)“Os microbiologistas confessam ser incalculável o número total de espécies somando bactérias, protozoários e vírus aos tipos também microscópicos de fungos e algas.”
( ) O sujeito de “ser incalculável” é o “número total de espécie”.
( ) A forma verbal “somando” possui dois complementos: “bactérias, protozoários e vírus” e “ aos tipos também microscópicos de fungos e algas.”

10 – (CESPE – CBMDF) “ Depois de estourarem tantas bolhas de euforia na Internet, um novo segmento é agora alvo das apostas: o ensino pela rede de computadores (e-learning), o novo filão que mobiliza internautas, webmasters, criadores de softwere e investigadores.”
( ) A expressão “ o ensino pela rede de computadores” desempenha a função sintática de aposto do termo “ Internet”.

11 – (CESPE – SEAD)” Os compressores recondicionados também ofereciam riscos de acidentes, além de consumir aproximadamente 30% mais energia que os novos.”
( ) A expressão “riscos de acidentes” completa o sentido do verbo – oferecer.

12 – (CESPE – TRE/PA) ” A justiça eleitoral mineira mantém o projeto Justiça Eleitoral na Escola, voltado para crianças e adolescentes, com objetivo de contribuir para a conscientização acerca da importância do voto e de suas conseqüências o campo da participação democrática e da construção da cidadania.”
( ) O trecho “ o projeto Justiça Eleitoral na Escola” completa o sentido do verbo - manter
( ) A passagem “acerca da importância do voto e de suas conseqüências” completa o sentido de “objetivos”

13 - (CESPE – TRE/PA) “ Para mostrar a importância do voto aos 16 anos de idade, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizou a campanha TE LIGA 16 – O Brasil só ganha se você tiver esse título. O objetivo da campanha foi conscientizar os jovens de 16 anos da responsabilidade do voto e da participação política. “Votar aos 16 anos” é despertar uma consciência cidadã. Ficar em casa reclamando que política é ruim não está com nada. Está na hora de não só pensar, mas de decidir, disse o professor Pedro.
A presidenta da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre completou a introdução do professor, chamando a atenção dos estudantes para o poder de decisão que eles têm. “Somos 33 milhões de brasileiros entre 16 e 24 anos. A juventude brasileira, se unida, é suficiente para mudar qualquer coisa nesse país.”
( ) No primeiro parágrafo do texto, o trecho em negrito exerce a função sintática de adjunto adverbial de “campanha”.
( ) O trecho “ da responsabilidade do voto e da participação política” exerce função de complemento da forma verbal “foi”.
( ) O período “Votar aos 16 anos é despertar uma consciência cidadã” é composto por duas orações.
( ) A expressão “reclamando”(l.5) expressa ideia de causa.
( ) O sujeito da oração “Somos 33 milhões de brasileiros entre 16 e 24 anos” está subtendido: nós.

14 - (CESPE – SEAD/PGEPA)“ A paixão futebolística apresenta características particulares. É quase sempre eterna e não é necessariamente sustentada por convenções sociais, mas por dependência a uma relação de apego, de proximidade, necessidade que une os amantes esportivos.”
( ) Os termos “sociais” e “ severa” exercem a mesma função sintática.

15 – (CESPE – SAD/MT) “Pensei em reescrever minha vida de trás para frente, de ponta-cabeça, mas não posso, mal consigo rabiscar. As palavras são manchas no papel, e escrever é quase um milagre... Sinto no corpo o suor da agonia, e o que se lê pouco antes do fim. Na margem da última página, estas palavras: “meia-noite é pouco”.
( ) Na oração “ Escrever é quase um milagre”, o termo “escrever” desempenha a função sintática de sujeito.
( ) O trecho “ o suor da agonia” completa o sentido do termo “no corpo”.

16 -(CESPE – SAD/MT) “ O Ministério da Educação pela pontuação surpreendente obtida na Prova Brasil, que mediu conhecimentos de 3.306.378 alunos de 4ª a 8ª séries. A professora já havia percebido que a turma melhorava desde o primeiro bimestre, mas explicações para o milagre veio agora...”
( ) Na oração “ A professora já havia percebido” “havia” está sendo empregado como verbo impessoal.

17 – (CESPE)” Dentro de um mês tinha comigo vinte aranhas, no mês seguinte cinqüenta e cinco, em março de 1877 contava quatrocentas e noventa.”
( ) O verbo TER, na linha 1, está empregado no sentido de HAVER, EXISTIR, por isso mantém-se no singular, sem concordar com o sujeito da oração – “ vinte aranhas”.

18 - (CESPE – PCES- 2009) Muitos pais querem saber que atitudes tomar quando o filho se desentende com amigos ou colegas, quando chega em casa com marcas de briga, quando tem o costume de dirigir palavrões aos outros etc. Nesses casos, vale mais desvalorizar o fato do que procurar saber quem tinha razão. Se houve briga, foi porque todos participaram, portanto ninguém pode estar certo. Se nos dedicarmos a ensinar aos mais novos, em família e na escola, que, para conviver, é preciso ter consideração com o outro, relevar e fazer concessões, eles aprenderão melhor a controlar seus impulsos em favor do equilíbrio da vida em grupo. Rosely Sayão. Brigas e desentendimentos.
( ) Na linha 4, a conjunção “portanto” atribui à oração “ninguém pode estar certo” o sentido de causa.
( ) Na linha 5 a expressão “em família e na escola”, juntamente com as vírgulas que a intercalam, poderia ser transposta, sem prejuízo da correção gramatical e sem alteração do sentido original, para as seguintes posições dentro do período: ou imediatamente após a palavra “dedicarmos”, ou imediatamente após a palavra “ensinar”.

19 - (CESPE – MMA/AGUA/2009) Esforços vãos. As partidas demarcadoras, as missões apostólicas, as viagens governamentais, com as suas frotas de centenas de canoas, e os seus astrônomos comissários apercebidos de luxuosos instrumentos, e os seus prelados, e os seus guerreiros, chegavam, intermitentemente, àqueles rincões solitários e armavam rapidamente no altiplano das “barreiras” as tendas suntuosas da civilização em viagem. Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra.
( ) No período “Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra” , o sujeito das orações é indeterminado.

20 - (CESPE – MMA/ Água/ 2009) – Sem texto:
( ) Na oração “Há vinte meses que o Decreto foi revogado”, a forma verbal “Há” poderia ser corretamente substituída por Faziam.
( ) Na oração “Segue anexa a nota editorial”, foi atendida regra de concordância nominal, visto que o adjetivo “anexa” está no feminino para concordar com a expressão no feminino “a nota editorial”, que exerce a função de sujeito da oração.

21 - (CESPE – Ag. Adm. Cad. Água/2009) Floresta nacional, floresta estadual e municipal: é uma área com uma cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais de florestas nativas. É de posse e domínio públicos. Glossário. Secretaria de biodiversidade e florestas. Portal áreas protegidas.Ministério do Meio Ambiente. Internet: (com adaptações).
( ) O sujeito da frase “É de posse e domínio públicos” (l.3) é o vocábulo “área” (l.1).

22 - (CESPE- TCE/GO) Texto para as questões:
Não posso pagar o aluguel da casa. Dr. Gouveia aperta-me com bilhetes de cobrança. Bilhetes inúteis, mas Dr. Gouveia não compreende isso. Há também o homem da luz, o Moisés das prestações, uma promissória de quinhentos mil-réis, já reformulada. E coisas piores, muito piores.
O artigo que me pediram se afasta do papel. É verdade que tenho o cigarro e tenho o álcool, mas, quando bebo demais ou fumo demais, a minha tristeza cresce. Tristeza e raiva. Ar, mar, ria, arma, ira. Passatempo estúpido.
Dr. Gouveia é um monstro. Compôs, no quinto ano, duas colunas que publicou por dinheiro na seção livre de um jornal ordinário. Meteu esse trabalhinho num caixilho dourado e pregou o na parede, por cima do bureau. Está cheio de erros e pastéis.
Mas Dr. Gouveia não os sente. O espírito dele não tem ambições.
Dr. Gouveia só se ocupa com o temporal: a renda das propriedades e o cobre que o tesouro lhe pinga.
Não consigo escrever. Dinheiro e propriedades, que me dão sempre desejos violentos de mortandade e outras destruições, as duas colunas mal impressas, caixilho, Dr. Gouveia, Moisés, homem da luz, negociantes, políticos, diretor e secretário, tudo se
move na minha cabeça, como um bando de vermes em cima de uma coisa amarela, gorda e mole que é, reparando-se bem, a cara balofa de Julião Tavares muito um entrada. Essas sombras se arrastam com lentidão viscosa, misturando-se, formando um novelo confuso.
Afinal tudo desaparece. E, inteiramente vazio, fico tempo sem fim ocupado em riscar as palavras e os desenhos. Engrosso as linhas, suprimo as curvas, até que deixo no papel alguns borrões compridos, umas tarjas muito pretas. Graciliano Ramos. Angústia. 32.ª ed. São Paulo:Record, 1986, p. 8-9 (com adaptações)._____
a) ( ) No trecho “O artigo que me pediram se afasta do papel” (l.5), o elemento “que” complementa o sentido da forma verbal “pediram”.
b) ( ) No trecho “que me dão sempre desejos violentos de mortandade e outras destruições” o pronome “me” tem função de complemento direto da forma verbal “dão”.
c) ( ) O trecho “a cara balofa de Julião Tavares muito aumentada” (l.18) exerce a função sintática de sujeito da oração adjetiva à qual pertence.

23 - (CESPE – TCE/GO – TO) “Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro, apenas ladinos, pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora,quitando.”
a) ( ) No trecho “Casos houve, ainda que raros” , a forma verbal “houve” é substituível por houveram, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido original do texto.

24 - “Partes diferentes de seu cérebro processaram à sua maneira a informação visual captada pelos olhos. Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida emanada de um disco que parecia flutuar
no espaço como uma experiência sublime, inexplicável, superior, poderosa, acachapante, religiosa.”
a) ( ) No trecho “Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida” , a expressão “lobo temporal” exerce a função sintática de vocativo.

25 - (CESPE – ME)““Talento só não basta”, disse Phelps na entrevista coletiva após a sexta medalha de ouro. “Muito trabalho, muita dedicação, é uma combinação de tudo... Tentar dormir e se recuperar, armar cada sessão de treino da melhor forma possível e acumular muito treino.”Época, 18/8/2008, n.º 535, p. 92 (com adaptações)
a) ( ) No último parágrafo, o sujeito dos verbos “Tentar”,“recuperar”, “armar” e “acumular” é o pronome “tudo”, que funciona como aposto.

26 - (CESPE – SGA/AC) “Uma decisão singular de um juiz da Vara de Execuções Criminais de Tupã, pequena cidade a 534 km da cidade de São Paulo, impondo critérios bastante rígidos para que os estabelecimentos penais da região possam receber novos presos, confirma a dramática dimensão da crise do sistema prisional.”
a) ( ) O trecho “pequena cidade a 534 km da cidade de São Paulo”(l.2-3) encontra-se entre vírgulas por exercer a função de aposto.

27 - (CESPE – TRT/ES) Se tanta companhia não vale como consolo, a vantagem de ter muita gente sofrendo com o problema é que isso estimula as pesquisas científicas. “Há equipes estudando o uso de células-tronco para tratamento da calvície”, conta Leite Jr.
( ) Na linha 2, o sujeito da forma verbal ‘Há’ é o substantivo ‘equipes’.

28 - (CESPE – TER/MG) “Em muitas d as teorias econômicas fundamentais, as pessoas de carne e osso, falíveis e volúveis, não existem. Essas teorias só funcionam com o “homem estatístico”, o somatório de agentes econômicos vistos como máquinas de calcular que administram com rigor seus recursos limitados. O pai da economia moderna, o escocês Adam Smith (1723- 1790), enxergava um mundo ordenado em que cada indivíduo agia sempre no interesse pessoal e da família e, assim, acabava contribuindo para a prosperidade geral da nação.”
( ) O termo “o escocês Adam Smith (1723-1790)” (l.4) funciona como aposto de “O pai da economia moderna”(l.4)

29 - (CESPE –ANA) “Nós tivemos uma ampla participação de todos os setores usuários na construção do plano, mas é importante eles incorporarem os princípios, as diretrizes e os programas já na fase de planejamento da sua ação de forma que essas ações sejam sustentáveis”.
( ) No trecho entre aspas nas linhas de 15 a 19, os pronomes ‘Nós’ e ‘eles’ funcionam como sujeitos, respectivamente, das formas flexionadas dos verbos ter e incorporar.

30 - (CESPE-MMA/ALFA-2008) “O bom momento que vive a economia nacional estimula suas vendas, mas a indiscutível preferência do consumidor pelo modelo flex tem outras razões.”
( ) No trecho “O bom momento que vive a economia nacional estimula suas vendas” (l.1), o sujeito das formas verbais “vive” e “estimula” é o mesmo.

32 - (CESPE-SEPLAG-Professor-2008)
I Abordar o conteúdo de forma diferenciada
II Atender o aluno durante atividades em sala
III Combater a competição entre os pares
IV Considerar o conhecimento prévio dos estudantes
V Dar liberdade ao aluno para escolher o momento para ser avaliado
( ) Os verbos que introduzem as sugestões de I a IV exigem complemento.

(adaptação) Marque o item correto:
33 - (CESPE-PETROBRÁS) A PETROBRAS trabalha no desenvolvimento de duas rotas de produção de biodísel: uma a partir do óleo vegetal e gordura animal, e outra diretamente dos grãos das oleaginosas. Estão sendo implantadas mais três usinas, que produzirão 171 milhões de litros de biodísel por ano.Internet: .

No trecho acima, estaria gramaticalmente correta a substituição do segmento “Estão sendo implantadas” por
A Está se implantando.
B Estão se implantando.
C Implanta-se.
D Estão por serem implantadas.
E Implantar-se-á.

34 - (CESPE-MC/2008) “Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.”
( ) Na assertiva III, o sujeito composto — “a existência e a felicidade pessoal” — está posposto ao núcleo do predicado verbal.

35 - (CESPE-MS/2008) “A diretora-geral da OPAS, com sede em Washington – EUA, Mirta Roses Periago, elogiou a iniciativa de estados e municípios brasileiros de levar a vacina contra a rubéola aos locais de maior fluxo de pessoas, especialmente homens, como forma de garantir a maior cobertura vacinal possível.”
( ) O nome próprio “Mirta Roses Periago” funciona como aposto de “A diretora-geral da OPAS”.

( CESPE – MPE/AM/2008) “...a Secretaria de Gestão do Ministério promove, nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, o Seminário de Mobilização para a Qualidade no Serviço Público, que acontecerá das 9 às 18 horas, no auditório do DNER, em Brasília.”
( ) “As expressões “nesta quinta-feira” (L.1) e “das 9 às 18 horas” (L2.3) exercem, no período em que se encontram, função adverbial.”

Nenhum comentário: