quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escolha 10 questões, se for (F), indique o erro corrigindo-a:

ATIVIDADE PARA NOTA
CESPE Período Simples

1 – (CESPE – PRODEST/2006-M) “ O “caso Pedrinho” (o garoto seqüestrado de uma família de classe média, em uma maternidade em Brasília), por exemplo, poderia ter passado despercebido por todos.”
( ) O termo “Pedrinho” é o sujeito sintático de “poderia ter passado despercebido por todos.”

2 – (CESPE – FR/SE/2006-M) “ Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável é necessário o fortalecimento do capital social do país. É esse capital que ajuda a manter a coesão social, o que leva a uma sociedade mais aberta e democrática. Reflete também o grau de confiança existente entre os diversos atores sociais que formam as comunidades e a sua capacidade de estabelecer relações de cooperação e associação em torno dos interesses comuns...”
( ) A forma verbal “Reflete” tem como sujeito elíptico “esse capital”.

3– (CESPE – CODEBA/2006-M) “ Tenho uma pequena força, o suficiente para garantir o pão nosso de cada dia, e mesmo alguma manteiga, o que não é pouco, neste país em que muita gente morre de fome”
( ) A expressão “ pequena força” é o sujeito de “o que não é pouco”.

4– (CESPE – SGA/SESACRE/2006-M) “...Nos casos em que não se constata uma urgência maior, o profissional encaminha a pessoa a uma unidade de saúde. Nas outras situações, define se é necessário o envio de uma ambulância básica ”
( ) O sujeito de “define” é “ a pessoa”.

6 – (CESPE – SAD/MT/2007-M) “Pensei em reescrever minha vida de trás para frente, de ponta-cabeça, mas não posso, mal consigo rabiscar. As palavras são manchas no papel, e escrever é quase um milagre... Sinto no corpo o suor da agonia, e o que se lê pouco antes do fim. Na margem da última página, estas palavras: “meia-noite é pouco”.
( ) Na oração “ Escrever é quase um milagre”, o termo “escrever” desempenha a função sintática de sujeito.

7 - (CESPE – SAD/MT/2007-M) “O Ministério da Educação pela pontuação surpreendente obtida na Prova Brasil, que mediu conhecimentos de 3.306.378 alunos de 4ª a 8ª séries. A professora já havia percebido que a turma melhorava desde o primeiro bimestre, mas explicações para o milagre veio agora...”
( ) Na oração “ A professora já havia percebido” “havia” está sendo empregado como verbo impessoal.

8 – (CESPE/2008-S)” Dentro de um mês tinha comigo vinte aranhas, no mês seguinte cinqüenta e cinco, em março de 1877 contava quatrocentas e noventa.”
( ) O verbo TER, na linha 1, está empregado no sentido de HAVER, EXISTIR, por isso mantém-se no singular, sem concordar com o sujeito da oração – “ vinte aranhas”.

9 - (CESPE – MMA/AGUA/2009-S) Esforços vãos. As partidas demarcadoras, as missões apostólicas, as viagens governamentais, com as suas frotas de centenas de canoas, e os seus astrônomos comissários apercebidos de luxuosos instrumentos, e os seus prelados, e os seus guerreiros, chegavam, intermitentemente, àqueles rincões solitários e armavam rapidamente no altiplano das “barreiras” as tendas suntuosas da civilização em viagem. Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra.
( ) No período “Regulavam as culturas; poliam as gentes; aformoseavam a terra” , o sujeito das orações é indeterminado.

10 - (CESPE – TCE/GO – TO) “Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói. A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade. Dos que seguiam para casa, não raro, apenas ladinos, pediam ao senhor que lhes marcasse aluguel, e iam ganhá-lo fora,quitando.”
a) ( ) No trecho “Casos houve, ainda que raros” , a forma verbal “houve” é substituível por houveram, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido original do texto.

11 - (CESPE – TRT/ES) Se tanta companhia não vale como consolo, a vantagem de ter muita gente sofrendo com o problema é que isso estimula as pesquisas científicas. “Há equipes estudando o uso de células-tronco para tratamento da calvície”, conta Leite Jr.
( ) Na linha 2, o sujeito da forma verbal ‘Há’ é o substantivo ‘equipes’.

12 - (CESPE –ANA) “Nós tivemos uma ampla participação de todos os setores usuários na construção do plano, mas é importante eles incorporarem os princípios, as diretrizes e os programas já na fase de planejamento da sua ação de forma que essas ações sejam sustentáveis”.
( ) No trecho entre aspas nas linhas de 15 a 19, os pronomes ‘Nós’ e ‘eles’ funcionam como sujeitos, respectivamente, das formas flexionadas dos verbos ter e incorporar.

13 - (CESPE-MMA/ALFA-2008) “O bom momento que vive a economia nacional estimula suas vendas, mas a indiscutível preferência do consumidor pelo modelo flex tem outras razões.”
( ) No trecho “O bom momento que vive a economia nacional estimula suas vendas” (l.1), o sujeito das formas verbais “vive” e “estimula” é o mesmo.

14 – (CESPE – PML/SP/2006-M)“O novo material sintético reduziu os custos dos comerciantes e incrementou a sanha consumista da civilização moderna.”
( ) As expressões “os custos” e “ a sanha” têm funções sintáticas diferentes.

15 - (CESPE – PMV/2007-M) “ Um episódio igualmente ilustrativo foi-me narrado pelo Dr. Ronaldo Tourne, antigo colega de ginásio. Disse-me ele que havia desenvolvido e montado, por conta própria, no hospital em que trabalha em Juiz de Fora, uma biblioteca para os internados.”
( ) A palavra “biblioteca” é um substantivo coletivo com função de objeto direto.

16 - (CESPE-SEPLAG-Professor-2008)
I Abordar o conteúdo de forma diferenciada
II Atender o aluno durante atividades em sala
III Combater a competição entre os pares
IV Considerar o conhecimento prévio dos estudantes
V Dar liberdade ao aluno para escolher o momento para ser avaliado
( ) Os verbos que introduzem as sugestões de I a IV exigem complemento


17 - (CESPE – TRE/PA/2007-M) “ Para mostrar a importância do voto aos 16 anos de idade, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) realizou a campanha TE LIGA 16 – O Brasil só ganha se você tiver esse título. O objetivo da campanha foi conscientizar os jovens de 16 anos da responsabilidade do voto e da participação política. “Votar aos 16 anos” é despertar uma consciência cidadã. Ficar em casa reclamando que política é ruim não está com nada. Está na hora de não só pensar, mas de decidir, disse o professor Pedro.
A presidenta da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre completou a introdução do professor, chamando a atenção dos estudantes para o poder de decisão que eles têm. “Somos 33 milhões de brasileiros entre 16 e 24 anos. A juventude brasileira, se unida, é suficiente para mudar qualquer coisa nesse país.”
( ) No primeiro parágrafo do texto, o trecho em negrito exerce a função sintática de adjunto adverbial de “campanha”.
( ) O trecho “ da responsabilidade do voto e da participação política” exerce função de complemento da forma verbal “foi”.
( ) O período “Votar aos 16 anos é despertar uma consciência cidadã” é composto por duas orações.
( ) A expressão “reclamando”(l.5) expressa ideia de causa.
( ) O sujeito da oração “Somos 33 milhões de brasileiros entre 16 e 24 anos” está subtendido: nós.

18 - (CESPE – PCES/2009-M) Muitos pais querem saber que atitudes tomar quando o filho se desentende com amigos ou colegas, quando chega em casa com marcas de briga, quando tem o costume de dirigir palavrões aos outros etc. Nesses casos, vale mais desvalorizar o fato do que procurar saber quem tinha razão. Se houve briga, foi porque todos participaram, portanto ninguém pode estar certo. Se nos dedicarmos a ensinar aos mais novos, em família e na escola, que, para conviver, é preciso ter consideração com o outro, relevar e fazer concessões, eles aprenderão melhor a controlar seus impulsos em favor do equilíbrio da vida em grupo. Rosely Sayão. Brigas e desentendimentos.
( ) Na linha 4, a conjunção “portanto” atribui à oração “ninguém pode estar certo” o sentido de causa.
( ) Na linha 5 a expressão “em família e na escola”, juntamente com as vírgulas que a intercalam, poderia ser transposta, sem prejuízo da correção gramatical e sem alteração do sentido original, para as seguintes posições dentro do período: ou imediatamente após a palavra “dedicarmos”, ou imediatamente após a palavra “ensinar”.

19 - (CESPE – MMA/ Água/ 2009) – Sem texto:
( ) Na oração “Há vinte meses que o Decreto foi revogado”, a forma verbal “Há” poderia ser corretamente substituída por Faziam.
( ) Na oração “Segue anexa a nota editorial”, foi atendida regra de concordância nominal, visto que o adjetivo “anexa” está no feminino para concordar com a expressão no feminino “a nota editorial”, que exerce a função de sujeito da oração.

20 –(CESPE – TRE/MG) “Partes diferentes de seu cérebro processaram à sua maneira a informação visual captada pelos olhos. Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida emanada de um disco que parecia flutuar
no espaço como uma experiência sublime, inexplicável, superior, poderosa, acachapante, religiosa.”
a) ( ) No trecho “Uma delas, o lobo temporal, registrou aquela luz pálida” , a expressão “lobo temporal” exerce a função sintática de vocativo.

21 - (CESPE – ME)““Talento só não basta”, disse Phelps na entrevista coletiva após a sexta medalha de ouro. “Muito trabalho, muita dedicação, é uma combinação de tudo... Tentar dormir e se recuperar, armar cada sessão de treino da melhor forma possível e acumular muito treino.”Época, 18/8/2008, n.º 535, p. 92 (com adaptações)
a) ( ) No último parágrafo, o sujeito dos verbos “Tentar”,“recuperar”, “armar” e “acumular” é o pronome “tudo”, que funciona como aposto.

22 - (CESPE – SGA/AC) “Uma decisão singular de um juiz da Vara de Execuções Criminais de Tupã, pequena cidade a 534 km da cidade de São Paulo, impondo critérios bastante rígidos para que os estabelecimentos penais da região possam receber novos presos, confirma a dramática dimensão da crise do sistema prisional.”
a) ( ) O trecho “pequena cidade a 534 km da cidade de São Paulo”(l.2-3) encontra-se entre vírgulas por exercer a função de aposto.

23 - (CESPE-MS/2008) “A diretora-geral da OPAS, com sede em Washington – EUA, Mirta Roses Periago, elogiou a iniciativa de estados e municípios brasileiros de levar a vacina contra a rubéola aos locais de maior fluxo de pessoas, especialmente homens, como forma de garantir a maior cobertura vacinal possível.”
( ) O nome próprio “Mirta Roses Periago” funciona como aposto de “A diretora-geral da OPAS”.

24 – (CESPE – PRODEST/2006-M) “ O “caso Pedrinho” (o garoto seqüestrado de uma família de classe média, em uma maternidade em Brasília), por exemplo, poderia ter passado despercebido por todos.”
( ) No início do parágrafo, a expressão entre parênteses é um aposto.

Período Simples Outras Bancas

1 -(CESGRANRIO-ANP/2008-S) Qual par de orações NÃO apresenta transformação da voz verbal?
(A) “(O rei) assegurou a integridade territorial” / A integridade territorial foi assegurada pelo rei.
(B) “(...) a Independência e a República teriam vindo mais cedo” / Mais cedo viriam a República e a Independência.
(C) “(...) quando abrissem seus livros de Geografia” / Quando seus livros de Geografia fossem abertos.
(D) “Nordestinos seriam impedidos de viajar para São Paulo”/ Impediriam nordestinos de viajar para São Paulo.
(E) “paulistas teriam de providenciar passaportes...” / Passaportes teriam de ser providenciados por paulistas.

2 - (FCC-TCAL-ANALISTA/2008-S) É a liberdade que dá à vida uma direção.
O termo sublinhado na frase acima exerce a mesma função sintática do termo sublinhado em:
(A) Sem passado e sem história, poderíamos ser livres?
(B) Liberdade seria, a meu ver, um sinônimo de decisão.
(C) Somos livres a cada vez que, agindo, recomeçamos.
(D) Liberdade seria, pois, começar o improvável.
(E) A liberdade nos liberta, o passado é argila que nos molda.

3 -(FCC-TCAL-ANALISTA/2008-S) A transposição para a voz passiva é possível apenas em:
(A) Novos gestos incutem à nossa vida um novo sentido.
(B) A liberdade aposta, sempre, em novas possibilidades.
(C) Na nossa capacidade de escolha estaria a nossa liberdade.
(D) A resolução desse dilema depende de uma grave decisão.
(E) As idéias fatalistas conspiram contra as ações libertárias.


4 - (FUNIVERSA/PC/2009-S) Assinale a alternativa em que o termo sublinhado contém mesmo valor semântico que o sublinhado em “O país mais desenvolvido do mundo” (linha 2).
(A) “no pelotão de frente da economia” (linha 5).
(B) “que não dispõe de base científica alguma” (linhas 7 e 8).
(C) “constrói a massa de sucesso mais forte” (linha 12).
(D) “uma profunda descrença, ou ignorância, da população” (linhas 12 e 13).
(E) “se defrontam com mentes impermeáveis a seu trabalho de erosão de mitos” (linhas 35 e 36).

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